terça-feira, 16 de abril de 2013

Apresentação da 7ª OLIMAT/2013



    
     O processo de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Básico, atualmente vem apresentando muitas fragilidades, dentre elas pode-se citar o resultado do IDEB de 2009, do município de Tabatinga, de 3,3. Além disso, sabe-se que muitos alunos apresentam aversão a esta disciplina não a considerando atraente e importante. Todavia, constantes estratégias de ensino estão sendo buscadas e/ou aperfeiçoadas com o intuito de melhorar este quadro educacional e sobre este aspecto, a Olimpíada de Matemática pode representar uma importante contribuição, tendo em vista seu caráter lúdico e sua ligação direta com a metodologia de Resolução de Problemas.

     Nesse sentido, acredita-se que a olimpíada aliada a resolução de problema possa auxiliar os alunos do ensino básico não só na percepção da matemática em seu dia a dia como também em sua preparação para as futuras provas e/ou olimpíadas como a Prova Brasil, OBMEP, OBM e Enem. Além disso, as Olimpíadas de Matemática do CESTB já é uma tradição no município, reunindo alunos das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino. E esse projeto não se restringe a simples aplicação das provas, pois há um minucioso planejamento na sua elaboração onde os problemas são criteriosamente selecionados e analisados quanto ao grau de dificuldade e o conteúdo matemático envolvido. Essa análise se faz necessária para que se possa avaliar o desempenho dos alunos não apenas no quantitativo de erros e acertos, mas para indicar onde o aluno está com dificuldades em resolver os problemas.

     
     Dentre os objetivos, pretendemos:

  • Contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática por meio da Olimpíada de Matemática.
  • Proporcionar aos acadêmicos do Curso de Matemática o contato com a Metodologia de Resolução de Problemas. 
  • Incentivar os discentes do Ensino Básico a estudar Matemática.
  • Diagnosti
    car as dificuldades dos alunos do Ensino Básico em aprender Matemática.
  • Preparar os discentes do Ensino Básico para participar de olimpíadas e provas a nível regional, nacional e internacional.
  • Oportunizar aos docentes do Ensino Básico uma reflexão sobre sua práxis pedagógica.
  • Permitir às escolas de nível básico a projeção de ações que visem minimizar as dificuldades dos discentes em aprender Matemática a partir dos resultados da olimpíada.
      Desta maneira, esperamos que a competição possa se tornar uma tradição nas escolas de nosso município e que a mesma contribua para divulgar talentos, como também preparar os alunos para o ingresso na comunidade científica.
     Desde já, agradecemos a participação das escolas e da comunidade que acredita nas ações desta competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário