O processo de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino
Básico, atualmente vem apresentando muitas fragilidades, dentre elas pode-se
citar o resultado do IDEB de 2009, do município de Tabatinga, de 3,3. Além
disso, sabe-se que muitos alunos apresentam aversão a esta disciplina não a considerando
atraente e importante. Todavia, constantes estratégias de ensino estão sendo
buscadas e/ou aperfeiçoadas com o intuito de melhorar este quadro educacional e
sobre este aspecto, a Olimpíada de Matemática pode representar uma importante
contribuição, tendo em vista seu caráter lúdico e sua ligação direta com a
metodologia de Resolução de Problemas.
Nesse sentido, acredita-se que a olimpíada aliada a
resolução de problema possa auxiliar os alunos do ensino básico não só na
percepção da matemática em seu dia a dia como também em sua preparação para as
futuras provas e/ou olimpíadas como a Prova Brasil, OBMEP, OBM e Enem. Além
disso, as Olimpíadas de Matemática do CESTB já é uma tradição no município,
reunindo alunos das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino.
E esse projeto não se restringe a simples aplicação das provas, pois há um
minucioso planejamento na sua elaboração onde os problemas são criteriosamente selecionados
e analisados quanto ao grau de dificuldade e o conteúdo matemático envolvido.
Essa análise se faz necessária para que se possa avaliar o desempenho dos
alunos não apenas no quantitativo de erros e acertos, mas para indicar onde o
aluno está com dificuldades em resolver os problemas.
Dentre os objetivos, pretendemos:
- Contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática por meio da Olimpíada de Matemática.
- Proporcionar aos acadêmicos do Curso de Matemática o contato com a Metodologia de Resolução de Problemas.
- Incentivar os discentes do Ensino Básico a estudar Matemática.
- Diagnosti
- Preparar os discentes do Ensino Básico para participar de olimpíadas e provas a nível regional, nacional e internacional.
- Oportunizar aos docentes do Ensino Básico uma reflexão sobre sua práxis pedagógica.
- Permitir às escolas de nível básico a projeção de ações que visem minimizar as dificuldades dos discentes em aprender Matemática a partir dos resultados da olimpíada.
Desta maneira,
esperamos que a competição possa se tornar uma tradição nas escolas de nosso
município e que a mesma contribua para divulgar talentos, como também preparar
os alunos para o ingresso na comunidade científica.
Desde já, agradecemos a participação das escolas e da comunidade que acredita nas ações desta competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário