A criação do logotipo desta 7ª edição levou em consideração,
inicialmente, aspectos históricos das olimpíadas. Levamos em conta a mitologia
grega que nas primeiras edições da olimpíada, surgida com o intuito de agradar
Zeus, premiava os vencedores com ramos de traços de oliveira. A vitória nas
olimpíadas era tão importante que "os atletas eram recebidos como
verdadeiros heróis em suas cidades, a ponto de erigirem estátuas em sua honra”
(Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo, p.03).
E é com esse mesmo objetivo que um dos símbolos utilizados é
o ramo de oliveira, para reconhecer os talentos da competição científica que
ocorre no município de Tabatinga e, com isso, incentivar que mais alunos
participem a fim de apresentar a toda comunidade acadêmica nacional e
internacional as mentes brilhantes de nosso município.
O outro símbolo, na verdade os quatro símbolos, em evidência
que estão inseridos nos quadrados de cantos arredondados (destacamos aí a
geometria em suas infinitas formas euclidianas, fractais e outras) são os
algoritmos das primeiras operações de aritmética que estudamos ainda nas séries
iniciais, e o diferencial está nos símbolos de multiplicação (*) e divisão (/)
que normalmente não são utilizados nas aulas de Matemática, mas são usualmente
presentes em disciplinas voltadas para a área computacional, como cálculo
numérico.
E por fim, temos a “7ª OLIMAT”, nome pelo qual nossa
competição é conhecida e a edição que estamos desenvolvendo nesse ano de 2013.
Notem que a fonte utilizada muito lembra os dígitos observados no visor da
calculadora, uma ferramenta que divide opiniões de estudiosos quanto a sua
utilização nas aulas de ensino básico, mas que é muito requisitada e utilizada
no Ensino Superior.
Esperamos que este símbolo nos acompanhe por muitas edições,
e que essa se torne a marca registrada das Olimpíadas de Matemática do
CESTB/UEA.
Referencias:
Biblioteca Virtual do
Governo do Estado de São Paulo. História
das Olimpíadas. Disponível em: <http://www.bv.sp.gov.br> Acesso em:
19 mar. 2013.

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