segunda-feira, 15 de abril de 2013

O Logotipo da 7ª OLIMAT



      A criação do logotipo desta 7ª edição levou em consideração, inicialmente, aspectos históricos das olimpíadas. Levamos em conta a mitologia grega que nas primeiras edições da olimpíada, surgida com o intuito de agradar Zeus, premiava os vencedores com ramos de traços de oliveira. A vitória nas olimpíadas era tão importante que "os atletas eram recebidos como verdadeiros heróis em suas cidades, a ponto de erigirem estátuas em sua honra” (Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo, p.03).

     E é com esse mesmo objetivo que um dos símbolos utilizados é o ramo de oliveira, para reconhecer os talentos da competição científica que ocorre no município de Tabatinga e, com isso, incentivar que mais alunos participem a fim de apresentar a toda comunidade acadêmica nacional e internacional as mentes brilhantes de nosso município.

     O outro símbolo, na verdade os quatro símbolos, em evidência que estão inseridos nos quadrados de cantos arredondados (destacamos aí a geometria em suas infinitas formas euclidianas, fractais e outras) são os algoritmos das primeiras operações de aritmética que estudamos ainda nas séries iniciais, e o diferencial está nos símbolos de multiplicação (*) e divisão (/) que normalmente não são utilizados nas aulas de Matemática, mas são usualmente presentes em disciplinas voltadas para a área computacional, como cálculo numérico.

     E por fim, temos a “7ª OLIMAT”, nome pelo qual nossa competição é conhecida e a edição que estamos desenvolvendo nesse ano de 2013. Notem que a fonte utilizada muito lembra os dígitos observados no visor da calculadora, uma ferramenta que divide opiniões de estudiosos quanto a sua utilização nas aulas de ensino básico, mas que é muito requisitada e utilizada no Ensino Superior.

    Esperamos que este símbolo nos acompanhe por muitas edições, e que essa se torne a marca registrada das Olimpíadas de Matemática do CESTB/UEA.



Referencias:
Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo. História das Olimpíadas. Disponível em: <http://www.bv.sp.gov.br> Acesso em: 19 mar. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário